CRÔNICA: QUANDO VOCÊ DEIXA DE OLHAR PARA VOCÊ

quarta-feira, 14 de março de 2018



Em quase todos os nossos dias somos egoístas. Olhamos para nossos problemas e conflitos como se fossem o que há de mais assustador no mundo. Ficamos perplexos e focados em nós mesmos. Como vou sair disso, perguntamos. Por que isso está acontecendo comigo? Sou o mais sofredor de todo esse universo. Parece patético como podemos ser tão egocêntricos.

 Mas não percebemos isso, não. Focamos na dor. Na nossa dor. Ou pelo menos o que achamos ser dor. Algumas pessoas passarão a vida toda no lugar de vitimas, lugar este em que elas mesmo se colocam. Não experimentaram nada a mais do que já tem em suas vidas, pelo simples fato de nunca olhar ao redor. Você realmente já olhou ao redor? Já olhou para as pessoas. Digo, olhou de verdade?

Li um livro uma vez, que jamais esquecerei da protagonista e de sua personalidade excepcional em comparação aos outros personagens. No meio das inúmeras atitudes singulares que ela tinha dia após dia, uma em particular me chamou a atenção, e tinha exatamente a ver com pessoas. 

No jornal da cidade, bem escondido nas páginas de noticias boas e pessoas felizes, estavam noticias, histórias de pessoas que precisavam de ajuda, e diferente de todos que nem  enxergavam essas histórias, ela fazia questão de dar voz e ajudar. Quando andava na rua, ela olhava ao redor, ela observava e entendia a história, e fazia algo a respeito.

Talvez para você isso seja uma besteira enorme, mas para mim foi mais, porque me fez questionar o quanto eu olhei. Será que eu olhei? 

Ás vezes nossa dor não é o fim do mundo. Pessoas têm histórias trágicas a cada momento, e ás vezes precisamos olhar e deixar um pouco o nosso lugar de conforto. Não estou falando que nossos problemas sejam irrelevantes, ou que sempre precisamos ficar otimistas, tudo bem você não estar bem, haverá dias de tempestades avassaladoras, disso eu tenho certeza, o que quero dizer é que por vezes, temos que olhar além de nossa própria tempestade, levar sol à outras pessoas.

Quando você deixa de olhar para você, tem um mundo de possibilidades, você torna-se alguém diferente de muitas pessoas por ai. Seja  diferente hoje, olhe ao redor, observe, haverá o dia que alguém também vai olhar para você, vai te trazer o sol, vai fazer você sorrir em meio a dor. Quando você deixa de olhar para você, você olha... Tudo.

Nenhum comentário

Postar um comentário