JANE AUSTEN: Apaixone-se por 1800!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018




" Minha ideia de boa companhia, sr. Elliot, é a companhia de gente inteligente e bem informada, que sabe conversar; é isso que eu chamo de boa companhia."
  - Persuasão, pág 181


Ah Jane Austen! Que prazer foi conhecer as obras da autora e me apaixonar pela escrita, cenários e personagens tão bem construídos e reais. Realmente é uma experiência totalmente nova e empolgante ler histórias escritas e publicadas em 1800.

O meu primeiro contato com a autora foi através de Orgulho e Preconceito, publicado em 1813 sendo um dos livros mais aclamados e amado de Austen. Inclusive, assim que terminei a leitura, assisti a adaptação cinematográfica e indico muito! O filme está disponível na Netflix!

O livro conta a história de Elizabeth Bennet e o inesquecível sr. Darcy, e o enredo gira em torno de vários aspectos daquela época de forma divertida e irônica que só Jane sabe fazer. Ela sabe muito bem equilibrar romance e comédia, divertimento e seriedade de maneira genial, e embora não seja o meu favorito da autora é um livro muito bem escrito, e a melhor escolha para começar a ler as obras de Austen.



Quando pensei que já tinha conhecido o melhor de Jane Austen, li Persuasão. Imagine um livro extremamente bem escrito, porque assim como no outro, a escrita continua incrível, e extremamente romântico. Fiquei muito surpresa com a delicadeza e a força da história desse livro. Com personagens novamente marcantes, Jane constrói uma história que nos deixa de coração na mão a cada página virada.

O livro gira em torno da nossa protagonista Anne, que é considerada uma das mais moderadas de Jane, principalmente em contraste com Liz Bennet! 
Ele engrandece a durabilidade do amor quando tudo ao redor é turbulento, de forma sutil ele mostra com uma mulher pode passar por cima de tudo  em busca de sua felicidade.

E ainda posso ressaltar, que esse livro tem a carta de amor mais bem escrita que já li na vida! Chorei horrores e só de lembrar, sinto todas as emoções que vive no dia em que conheci essa história.


" Você trespassa a minha alma. Sou agonia e esperança."

Persuasão, pág 280



Além da experiência incrível de conhecer e se apaixonar por essas histórias, é muito maravilhoso ler algo escrito em 1800! Para mim essa foi uma das coisas mais empolgantes, e é por isso que quero ler todas as obras publicadas e também as obras inacabadas. Com certeza é uma das minhas autoras clássicas favoritas!

Essas edições maravilhosas são da Martin Claret e não vejo a hora de ter todos os livros da autora. Graças a Deus já tenho em mãos Razão e Sensibilidade, e já quero ler pra ontem, a única coisa que impede é não ter nada da autora para ler depois! Que impasse, rs! Mas, com certeza será uma leitura de 2018.

Recomendo muito gente, se você gosta de romance, livro de época ou quer conhecer uma narrativa fantástica, leia Jane Austen!




Nenhum comentário

Postar um comentário